Ao longo deste ano lectivo, temos vindo a explorar o livro acima referido.
Agora, quisemos mostrar-lhes uma actividade que realizámos com o intuito de trabalhar o "Direito à Diferença" integrado nos Direitos da Criança.
CONSTRUIR COM UMA DIFERENÇA
Inicialmente analisámos os artigos 2º e 23º que fazem alusão à diferença e à discriminação presentes na Convenção sobre os Direitos da Criança.
Em seguida, escolhemos uma limitação para sentirmos como é "ser diferente".
Resolvemos vivenciar a realidade dos invisuais através da tentativa de realização de algumas ações, tais como:
construir em plasticina
tocar órgão
usar o telefone público e a bica
ir à Caixa
usar a Caixa Multibanco
ultrapassar obstáculos (ainda que com alguma ajuda da população)
Após termos sentido esta "diferença", dirigimo-nos à sala de aula e partilhamos o SENTIMENTO DE SER DIFERENTE com os nossos colegas e professores.
Esta foi uma experiência muito enriquecedora, pois tomamos consciência das dificuldades com que se debatem aqueles que estão privados deste sentido.
Recomendamos vivamente que “vistam esta pele” e saiam para a rua. Ah! Mas acompanhados dos vossos professores pois esta actividade pode ser perigosa.
Boa viagem…
O PIEF do Sobral da Adiça, Moura | |
Parabéns por esta iniciativa!
ResponderEliminarSó nos apercebemos dos obstáculos quando temso que viver com eles.
Aproveito para felicitar-vos pela vossa presença em Lisboa, perante a delegação romena.
Estiveram muito bem!
Maria Paula Pita