quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Iniciativa “Cruzada das Crianças para um Mundo sem Violência”

    (Produzido pelos alunos do PIEF de Monforte - 3º Ciclo)

Venha conhecer a iniciativa "Cruzadas das Crianças para um Mundo sem Violência". Um pouco por todo o país os jovens dos PIEF estão a desenvolver um conjunto de actividades de sensibilização para um mundo sem violência... que conhecer mais? Veja a restante notícia.

O PIEC aderiu à iniciativa “Cruzada das Crianças para um Mundo sem Violência”, da Casa dos Direitos da Criança de Chateauroux, que visa incentivar as crianças de hoje a tomar medidas contra a violência em todas as suas formas, promovendo uma cidadania activa.

Os principais objectivos são:
  • Encorajar as crianças a exprimir a sua opinião e participar publicamente no âmbito dos direitos que lhe são reconhecidos pela Convenção sobre os Direitos da Criança; 
  • Promover o intercâmbio entre as crianças do mundo;
  • Contribuir para a construção de um mundo pacífico e solidário.
Estão previstas várias fases para a concretização desta iniciativa:

1.    Divulgar amplamente, a mensagem onde se afirma a “vontade de viver num mundo sem violência, fraternal, solidário e justo” em que os jovens se comprometem a “prevenir e combater todas as formas de violência e de exclusão tão ameaçadoras para a humanidade”.

2.    Convidar as crianças a escrever a sua própria mensagem em (textos acompanhados ou não de desenhos, fotografia…) e a descrever o mundo que desejariam.

3.    Enviar o original da nova mensagem para a entidade organizadora.

4.    Um júri composto por personalidades escolhidas pelas duas associações responsáveis pelo projecto irão seleccionar alguns dos trabalhos apresentados para:
  • A realização de uma Exposição (prevista para 20 de Novembro);
  • A edição de uma antologia multilingue.
Esta é uma acção de âmbito nacional, a partir do envolvimento dos PIEF locais, dinamizada pelos Representantes Regionais do PIEC e pelas Equipas Móveis Multidisciplinares – EMM.

Sem comentários:

Enviar um comentário