O PIEC








O PIEC – Programa para a Inclusão e Cidadania, resulta de uma história de cerca de treze anos de combate à exploração do trabalho infantil como forma de exclusão social.

Desde o início desse combate até hoje, volvidos 13 anos, ainda subsistem, embora de forma diversa, formas de exclusão de crianças e jovens, quase todas elas relacionadas com percursos de insucesso escolar, absentismo ou abandono precoces.


O PIEC – Programa para a Inclusão e Cidadania, que sucedeu ao PETI – Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do trabalho Infantil, de que herdou recursos humanos, know-how e metodologias de intervenção, sendo a medida PIEF um dos exemplos, da qual o PIEC é o principal dinamizador, em parceria com o Ministério da Educação (ME), com o Instituto de Segurança Social (ISS) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, com representantes integrados em 5 Estruturas de Coordenação Regional (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve).

A acção desenvolvida ao longo dos últimos anos foi reconhecida como singular no contexto internacional e permitiu criar uma rede de parcerias, nacionais e internacionais, cujo dinamismo contribuiu para a efectiva resolução dos problemas de Inclusão e Cidadania de crianças e jovens, em vários contextos educativos, formais e não formais.

O envolvimento de agentes públicos e privados na construção e concretização de uma resposta educativa e formativa individualizada (PIEF – Plano Integrado de Educação e Formação) tem permitido reintegrar crianças e jovens nas escolas. Este é o primeiro passo de um processo de inclusão social e primeiro garante da aquisição de competências que vão permitir, no futuro, uma cidadania participada e responsável. Esta é a principal missão do PIEC: a promoção da Inclusão e da Cidadania dos jovens com quem trabalhamos.


O PIEF é assim, uma das medidas que o PIEC pode accionar na resolução de situações de exclusão social de crianças e jovens ou, dito de outra forma, é uma das medidas de promoção da Inclusão e Cidadania.

A nossa metodologia de intervenção é centrada na articulação do nosso trabalho com o de vários parceiros, na busca de uma solução que seja a melhor para inclusão e desenvolvimento da cidadania de cada criança.

Poderá explorar a apresentação do programa nos diapositivos abaixo: