sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

PIEF do Sobral da Adiça constroi barcos motorizados

No passado dia 18 de novembro, o Sr. Alexandre (construtor de barcos) e a Drª Delphine, técnica da ADCMoura, ao nosso espaço/escola. Estavamos todos muito entusiasmados, pois íamos fazer uma atividade que até agora nunca tínhamos realizado.
Primeiro ajudámos o Sr. Alexandre  a tirar o material do porta bagagem do seu carro.  Havia aglomerados de isolamento, motores, placas solares, caixas com material variado. 
Deu-se início à atividade, e não podia faltar a participação bastante ativa de um Encarregado de Educação.
O Sr. Alexandre começou por nos mostrar alguns barcos que já fez em madeira com vela. Aprendemos também alguns nomes técnicos e a forma como os barcos podem  ser movidos a motor e a placas solares.
 Começamos por desenhar no papel um barco, depois tratamos de passar o molde para o aglomerado de isolamento e cortamos. De seguida, com um x-ato fomos aperfeiçoando o aglomerado para começar a tomar a forma de um barco. 
Posteriormente, fizemos o “veio” e uma pequena hélice que ficou colocada no meio do “casco” do barco. Com a ligação do motor o “veio” roda e move o barco. Aprendemos a fazer a ligação do motor à placa solar, e a Delfina Lito conseguiu fazer a ligação antes do “formador” explicar.
Depois de todos estes acessórios estarem montados, procedemos à personalização do barco, com a colocação duma bandeira. Umas bandeiras tinham apenas a identificação do aluno, outras a bandeira cigana ou a bandeira de Portugal. Cada um de nós deu asas à sua imaginação.
Agora aguardamos que melhores dias nos tragam o sol para pudermos ver os barcos a mover-se na água.
   Adorámos a atividade, os nossos professores, o Encarregado de Educação e a Drª Delphine também. Aprendemos muito!


1 comentário:

  1. Magnífica aula! Agora tem que utilizar os barcos construídos! Esperemos que não vão ao fundo!!!

    ResponderEliminar