segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Caixa de sugestões do PIEF da Bela Vista, em Lisboa


A caixa de sugestões foi criada, sobretudo, para que os alunos possam participar na sua aprendizagem de forma ativa, isto é, dar as suas sugestões, pessoais ou de grupo, de atividades que gostassem de realizar em diversas áreas disciplinares e em diversos conteúdos abordados.
Para a construção da mesma, foi proposto a cada um dos alunos (inicialmente eram apenas sete) que decorassem um lado da caixa hexagonal, utilizando a técnica dos pontos de referência. Os alunos desenharam linhas curvas, rectas, quebradas, mistas e fechadas e ilustraram o seu desenho com cores. Quanto à tampa da caixa, um aluno ficou responsável por forrá-la com papel de lustro e pelas colagens.
Após a organização das faces, e da posterior colagem nos lados da caixa, os desenhos dos alunos que, até aí, pareciam desfasados uns dos outros, começaram a interligar-se, criando uma ideia de continuidade, encaixe e união de todos os desenhos nos lados da caixa. Desta forma, refletimos com os jovens sobre a necessidade de sermos e de nos mantermos unidos, mesmo que, numa fase inicial, possamos parecer diferentes uns dos outros e sem nada que nos una.
Muitas sugestões foram já colocadas no interior da caixa, o que comprova que o propósito inicial desta ideia se está a concretizar.

1 comentário:

  1. eu também ajudei na realização desta caixa ! aprendi muito no PIEF.

    ResponderEliminar