A caixa de sugestões foi criada,
sobretudo, para que os alunos possam participar na sua aprendizagem de forma
ativa, isto é, dar as suas sugestões, pessoais ou de grupo, de atividades que
gostassem de realizar em diversas áreas disciplinares e em diversos conteúdos
abordados.
Para a construção da mesma, foi
proposto a cada um dos alunos (inicialmente eram apenas sete) que decorassem um
lado da caixa hexagonal, utilizando a técnica dos pontos de referência. Os
alunos desenharam linhas curvas, rectas, quebradas, mistas e fechadas e ilustraram
o seu desenho com cores. Quanto à tampa da caixa, um aluno ficou responsável
por forrá-la com papel de lustro e pelas colagens.
Após a organização das faces, e
da posterior colagem nos lados da caixa, os desenhos dos alunos que, até aí,
pareciam desfasados uns dos outros, começaram a interligar-se, criando uma
ideia de continuidade, encaixe e união de todos os desenhos nos lados da caixa.
Desta forma, refletimos com os jovens sobre a necessidade de sermos e de nos
mantermos unidos, mesmo que, numa fase inicial, possamos parecer diferentes uns
dos outros e sem nada que nos una.
Muitas sugestões foram já
colocadas no interior da caixa, o que comprova que o propósito inicial desta
ideia se está a concretizar.
eu também ajudei na realização desta caixa ! aprendi muito no PIEF.
ResponderEliminar