segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

PIEF de Abrantes na Sessão de Encerramento do Ano Europeu Contra a Pobreza e Exclusão Social



A turma do PIEF de Abrantes abrilhantou a cerimónia de encerramento do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social no dia 10 de Dezembro em Lisboa com uma magnífica actuação musical.


O tema apresentado "Quero Ser!" foi uma adaptação em versão RAP, realizada pelos alunos e professores das turmas do PIEF do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Fernandes de Abrantes do Hino Original do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, com letra de Edmundo Martinho (coordenador nacional do ano europeu) e música de Carlos Alberto Moniz.
  
Ao longo do ano lectivo 2009/2010 adaptou-se a música ao gosto e estilo deste grupo de jovens, na disciplina de Expressão Artística e Artes Plásticas desenvolvendo competências disciplinares, para a apresentação à chegada da estafeta nacional PIEC à cidade de Abrantes. Para mais tarde recordar e pela qualidade do trabalho, fez-se a gravação de uma maquete no estúdio da rádio Antena Livre em Abrantes.

 Hino do PIEF: 

Pelo excelente trabalho realizado e depois do conhecimento deste projecto por parte da organização do evento, Instituto da Segurança Social, fomos convidados a actuar na cerimónia de encerramento do ano europeu, onde estiveram presentes, entre outras figuras de referência, o  Sr. Presidente do Conselho Directivo do Instituto de Segurança Social, Dr. Edmundo Martinho; a Coordenadora Nacional do PIEC, Dra. Fátima Matos e todos os Coordenadores Regionais do PIEC; o músico Carlos Alberto Moniz; a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Dra. Maria do Céu Albuquerque e três dos Embaixadores desta causa, Salvador Mendes de Almeida, Ricardo Pereira e Fernanda Freitas, coordenadora do próximo Ano Europeu do Voluntariado 2011.

Foi um momento inesquecível para todos estes jovens que puderam ser artistas por um dia!

3 comentários:

  1. Muitos Parabéns, alunos, professores e técnica. Com muito empenho e dedicação o trabalho final deste desafio que inicialmente foi lançado, em fazer um arranjo do hino do ano europeu, não poderia ter sido melhor. Os alunos tiveram o privilégio de passar pela experiência de serem artistas por um dia, com direito a câmaras de TV, entrevistas, fotos entre "VIP's" e imensas mensagens de reconhecimentos e felicitações. Nunca é demais dizer, Parabéns e continuem com esta energia, dedicação e empenho na busca de um futuro melhor!

    ResponderEliminar
  2. Eu estive lá. Gostei muito do que vi e ouvi. O PIEF de Abrantes mostrou que é capaz. Mas disso parece-me que já ninguém dúvida. Que os alunos e alunas da medida PIEF sabem o que querem e lutam por isso.
    Parabéns e acreditem sempre!

    Celeste Simão

    ResponderEliminar
  3. Foi um grande dia apesar da grande seca que apanhamos antes da actuação, mas foi bué fixe! Gostei bué, foi um grande projecto e um grande som. Mandem vir mais convites destes. Tenho que dar os parabéns ao resto dos alunos e professores por terem feito tudo isto. PARABÉNS...!

    ResponderEliminar