quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Direitos das Crianças no jornal Reconquista


B 2/3 do Teixoso
Alunos alertam para Direitos das Crianças
26 de Novembro de 2009 às 15:30h

A turma do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), a funcionar na EB 2/3 do Teixoso, organizou, dia 20 de Novembro, uma festa alusiva ao tema dos Direitos da Criança. Nas instalações da escola sede do Agrupamento estiveram reunidos alunos, pais, professores, funcionários e familiares, no salão polivalente, onde assistiram a um sarau multimédia, apresentado pelos organizadores como um momento de reflexão.

A iniciativa partiu do Programa Para a Inclusão Educação e Cidadania (PIEC), que lançou um desafio a todas as turmas PIEF, para que divulgassem o dia 20 como quisessem, sendo que deveriam apelar à participação da comunidade educativa, chamando a atenção para a Convenção dos Direitos da Criança, que apenas não foi ratificada por dois países, apesar de nem sempre ser respeitada.

A turma PIEF propôs um trabalho de participação de todas as turmas do Agrupamento, tendo daí resultado o sarau multimédia, com diversas actividades.

À entrada, a Mafalda, de Quino, mostrava a sua interpretação irónica de alguns desses direitos. Noutro recinto, uma apresentação chamava a atenção para as transgressões e desrespeitos desses mesmos direitos, como o trabalho infantil, a pornografia e exploração sexual de menores, o rapto, abandono, as crianças-soldado e outras formas de crueldade e desrespeito. Uma outra apresentação resumia os 54 direitos patentes em outros tantos artigos da Convenção. Num outro espaço, uma apresentação alusiva aos trabalhos preparatórios elaborados por alunos deixava entender um dos objectivos da iniciativa: levar todas as crianças do Agrupamento a reflectir sobre o tema proposto.

No pavilhão polivalente lotado, assistiu-se à apresentação de quadros alusivos aos direitos que os alunos da turma PIEF acharam ser os mais importantes ou os que mais directamente lhes diziam respeito. As representações, simples mas executadas com muita concentração por parte das crianças intervenientes aludiram ao direito ao nome e nacionalidade, à igualdade, aos direitos à protecção contra a exploração, ao tecto e protecção familiar, à educação e, não menos importante, ao direito a brincar.

No final, houve uma comunicação por parte dos representantes da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Câmara Municipal da Covilhã, da Segurança Social, do Centro de Saúde da Covilhã, da Escola Segura da GNR e das representantes do PIEC, que coordenam as turmas PIEF da região.

O Director da Turma PIEF, Rui Bulha, afirmou pretender que a jornada fosse, mais do que um espectáculo, um momento de reflexão, objectivo que foi conseguido, a julgar pelas opiniões de quem se deslocou à escola para assistir.

A iniciativa contou com o apoio e colaboração da Junta de Freguesia do Teixoso e da ASTA - Associação de Teatro e Outras Artes.

Sem comentários:

Enviar um comentário