quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Simulação da Caixa Toráxica em Castro Verde - Práticas


«O HOMEM PRIVADO DE ALIMENTOS MORRE EM POUCAS SEMANAS,
O HOMEM PRIVADO DE ÁGUA MORRE EM POUCOS DIAS,
O HOMEM PRIVADO DE AR MORRE EM POUCOS MINUTOS»

Ontem, na aula de Homem e Ambiente, construímos um Simulador da Caixa Toráxica. Cada aluno construiu um simulador utilizando os seguintes materiais: 1 garrafa de água de plástico, 3 balões, 2 palhinhas, bostik, fita-cola, tesoura e x-acto.
O diafragma tem um papel importante na realização dos movimentos respiratórios, já que controla o volume da caixa torácica permitindo a entrada e saída do ar;
- Quando o diafragma desce, os pulmões e a caixa torácica aumentam de volume, permitindo que o ar entre pelas vias respiratórias (fossas nasais);
- Quando o diafragma sobe, os pulmões e a caixa torácica diminuem de volume, permitindo que o ar saia pelas vias respiratórias (boca).

Na actividade experimental, a garrafa de plástico simula a caixa toráxica, as palhinhas correspondem à traqueia e estão ligadas aos balões - os pulmões.

A membrana elástica formada pelo balão que se coloca no fundo da garrafa previamente cortado, corresponde ao diafragma. Ao pressionar a membrana de borracha para dentro “ posição do diafragma em repouso “ – os balões esvaziam-se. Ao largar bruscamente a membrana de borracha “ posição do diafragma contraído “ – os balões enchem.



1 comentário:

  1. Olá!
    É importante dizer que esta turma tem desenvolvido actividades muito interessantes e dinâmicas. Parabéns a todos incluindo à Professora de Ciências Conceição Lobo!

    bjs da Profa Luísa

    ResponderEliminar