sábado, 30 de abril de 2011

PIEF de Sobral da Adiça e de Pias encontram-se

Encontro entre PIEF's - Sobral da Adiça e Pias


Os melhores momentos são sempre recordados com carinho e uma enorme vontade de os repetir. Sendo este um desejo de ambas as turmas, resolvemos concretizá-lo, e "a dobrar".

Reunimo-nos, em Moura, dia 15 de Março, para visitar alguns museus. E no dia 25 realizámos um Peddy Paper, pelo Sobral da Adiça, para darmos a conhecer o nosso "cantinho" aos alunos de Pias.

Posteriormente, redigimos um relatório sobre a primeira actividade e trocámos experiências.

Aqui fica o vídeo que produzimos sobre os encontros, bem como, os nossos relatórios.


No dia 15 de Março fomos visitar Moura. 
Às 9h partimos da escola de Pias e chegámos a Moura pelas 09h30. Passado pouco tempo chegaram alunos e professores do PIEF de Sobral da Adiça, com quem fizémos a viagem. Esperámos no relvado em frente à Câmara Municipal, que tinha um canhão, e enquanto a guia não chegava, deu para conversar e tirar fotografias.

Em primeiro lugar, fomos visitar o núcleoárabe, onde vimos um poço antigo. Tinha também candis, onde se punha azeite e servia para dar luz. Depois fomos ao museu Alberto Gordillo, onde vimos muitas jóias.

De seguida, fomos a um museu onde havia ossos, pedras, a explicação do macaco que se transformou em Homem – era o museu Municipal.

No final da visita guiada, fomos ao jardim onde a nossa guia, Marta Nobre, nos contou a lenda da Moura Salúquia e mostrou a torre de onde dizem que a princesa se atirou. No jardim vimos patos, tartarugas, um coreto muito antigo, onde as pessoas antigamente tocavam e dançavam. Como já estávamos com fome fomos almoçar à cantina da escola de Moura. Mas antes de voltarmos, cada PIEF para a sua escola, ainda deu tempo para um “joguinho” de futebol. Gostámos muito da visita e de estar com os jovens do PIEF do Sobral!

PIEF de Pias


No dia quinze de Março de dois mil e onze fomos a Moura visitar alguns museus. Para nos acompanhar, convidámos o PIEF de Pias que nos aguardou frente à Câmara Municipal.

Enquanto esperávamos pela nossa guia turística “metemos a conversa em dia”.

Em primeiro lugar, fomos ao Bairro da Mouraria, onde após a reconquista viviam os muçulmanos. Nesse bairro, visitámos o Poço Árabe que ainda tem água. Como o espaço era reduzido e as paredes do poço frágeis, tivemos de entrar em pequenos grupos.

Depois fomos ao Museu Alberto Gordillo apreciar joalharia contemporânea. Foi muito interessante vermos as jóias. Eram muito bonitas. Mas a fome já ia apertando. Então, parámos para lanchar e ganhar forças para continuar.

Quando terminámos, a nossa guia levou-nos ao Museu Municipal de Moura onde nos foi feita uma visita guiada. No museu vimos muitas obras de arte, armas de diferentes épocas e peças arqueológicas encontradas no concelho de Moura desde a pré-história até à época romana.

Em seguida, fomos mostrar aos nossos colegas do PIEF de Pias o Jardim Doutor Santiago. Tirámos muitas fotos e ficámos a conhecer um pouco da história da Moura Salúquia.

O tempo passou rápido e já estava na hora do almoço. Fomos almoçar ao refeitório da Escola Secundária de Moura e depois fomos jogar futebol no campo de jogos da escola. Gostámos muito de conviver com o PIEF de Pias. Eles são muito simpáticos e divertidos.

PIEF do Sobral da Adiça

1 comentário:

  1. O intercâmbio entre PIEF´s é sempre salutar. Conhecem-se os jovens, mas também as práticas.
    Maria Paula Pita

    ResponderEliminar