quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Teixoso e os Direitos das Crianças



A turma PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) da EB 2,3 Ciclos do Teixoso comemora, no dia 20 de Novembro, os 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança com um sarau multimédia no pavilhão da escola.

A iniciativa parte de um desafio lançado pelo PIEC (Programa para a Inclusão e Cidadania) a todas as turmas PIEF no país que são chamadas a incluir toda a comunidade educativa numa reflexão sobre os direitos da criança. A turma do Teixoso aceitou o desafio e preparou para a data do 20º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança um espaço de reflexão que envolve todas as crianças do Agrupamento, desde o pré-escolar ao 9º ano.

Porque a validade da medida PIEF assenta em grande medida no respeito e na afirmação dos direitos da criança, alunos e professores da turma pretendem alertar para o desrespeito de muitos direitos consagrados mas também para iniciativas e parcerias que se criam para ajudar a implementá-los. Por isso, o PIEF do Teixoso contará com a presença das suas instituições parceiras como a Segurança Social, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, a Câmara Municipal da Covilhã, o Centro de Saúde da Covilhã e o IEFP (Instituto de  Emprego e Formação Profissional).

Ao longo da noite, grupos de alunos de diferentes níveis de ensino apresentarão quadros performativos que ilustrarão alguns dos direitos consagrados na convenção. Simultaneamente, e durante toda a noite, várias aplicações multimédia irão contribuir para criar imagens visuais e sonoras nos participantes para que, no final da noite, haja um debate de ideias que contará com o contributo dos representantes das instituições parceiras do projecto PIEF.

1 comentário:

  1. Parabéns pelas actividades. Continuem o bom trabalho.

    Isabel Santana, Profª PIEF Moita

    ResponderEliminar