quarta-feira, 25 de maio de 2011

PIEF Teixoso - Projecto de Teatro com Distinção Internacional

A “Passagem_de_Nível” da turma PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) do Teixoso foi distinguida na 16ª MITEU (Mostra Internacional de Teatro Universitário de Ourense - Espanha) no fim-de-semana passado. O júri decidiu atribuir uma “Menção Honrosa” pelo carácter inovador do projecto, pelas potencialidades geradoras de inclusão e pela coragem de um grupo de jovens do ensino básico em competir com companhias universitárias.

Trata-se de uma peça de teatro que é o resultado visível de um projecto de formação interdisciplinar, desenvolvido ao longo de todo o ano lectivo na EB 2/ 3 Ciclos do Teixoso. O projecto “PALCO PIEF – Cidadania Pela Arte” contempla várias fases: formação em artes de palco, construção da peça de teatro, apresentação e digressão. “Passagem_de_nível” conta as histórias dos seus protagonistas, os seus erros e problemas e deixa uma mensagem de esperança. “A peça tem duas partes, uma primeira onde se podem observar comportamentos desajustados que estes, e outros jovens, tantas vezes têm e, uma segunda, onde a redenção se apresenta possível, se cada um de nós quiser”, refere Rui Pires, encenador e dirigente da ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes, parceira do projecto que se encarregou da produção do espectáculo. Segundo o professor Rui Bulha, Coordenador Local do PIEF Teixoso, “todo o projecto assenta na construção de valores de cidadania e na socialização destes jovens que, durante este trabalho tiveram que vencer os seus medos, assumir responsabilidade pelos compromissos tomados, ser solidários com os colegas e construir um sentimento de trabalho em equipa para que, em cima do palco, tudo funcione.” Aliás, todo o projecto se apresenta como um trabalho de equipa através do estabelecimento de parcerias entre a escola e instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, a ASTA, o PIEC (Programa Para a Inclusão e Cidadania), a Câmara Municipal da Covilhã, a Junta de Freguesia do Teixoso, o IPJ, a Segurança Social, o IEFP, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.

A peça estreou já no passado mês de Novembro e tem andado em digressão desde então. Esteve integrada no festival contraDANÇA e no 15º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, mas só na MITEU esteve a concurso. “Gostámos que a organização do MITEU nos tivesse colocado a concurso, embora julgássemos difícil obter alguma distinção. No entanto, a participação no MITEU aumentou o grau de responsabilidade do desempenho e isso foi trabalhado com os nossos alunos”, refere o professor Rui Espinho. “Palco PIEF é já uma aposta ganha e queremos rentabilizar o nosso know how. Por isso, estamos já a trabalhar numa Mostra de Teatro Escolar que irá decorrer na EB 2/ Ciclos do Teixoso e que irá abrir esta experiência a todos os alunos da escola.”, acrescenta o mesmo docente.

Num total de 6 apresentações, mais de 700 pessoas já assistiram à “Passagem_de_Nível” e todo o projecto pode ser acompanhado em http://teixoso.wordpress.com

Sem comentários:

Enviar um comentário